COLÉGIO MODELO - ILHÉUS

RECITAFRO - RECITAL DE MÚSICA E POESIA AFRO

UNIDADE ESCOLAR: Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, Ilhéus – BA.  

EXECUTORA:
Indinéia Ramos Paixão, matrícula: 11.335566-9  

CARGA HORÁRIA:
6 h/a, semanais – para coordenação e organização das etapas. 5 h/a, por turno, equivalentes a um sábado letivo, por mês, para realização das etapas.  

ÁREAS:
            Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.  

DISCIPLINAS:
            História, Língua Portuguesa, Artes, Educação Física.  

PÚBLICO ALVO:
            Alunos do Ensino Médio do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, Ilhéus – BA.  

APRESENTAÇÃO:
           

O RECITAFRO – Recital de Música e Poesia Afro – é uma proposta de realização de atividades que envolvem o estudo e reflexões acerca da História e Cultura Afro como mecanismo de valorização e respeito, bem como envolvem a realização de apresentações de produções artísticas sobre a cultura Afro.
           
Visando atender a Lei 10.639/03 (recentemente alterada pela Lei 11.645/08) bem como instrumentalizar educadores e educandos do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães para atendê-la, inserindo o conteúdo acerca da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira propomos o RECITAFRO – Recital de Música e Poesia Afro – uma vez que além do Recital, propriamente dito, serão realizados uma série de estudos relativos à temática da Lei.
 

RESUMO:


O RECITAFRO – Recital de Música e Poesia Afro – tem por objetivos:
Promover o estudo da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira;Conhecer e/ou produzir expressões artísticas com a temática Africana e Afro-Brasileira;Promover a apresentação das produções artísticas que expressem a cultura Africana e Afro-Brasileira;Incentivar a construção de ambientes sócio-culturais mais tolerantes, que respeitem a Diversidade e, portanto, menos preconceituosos.  
Para tal, realizaremos, em um sábado letivo por mês, atividades de estudos e reflexões acerca da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira, com vistas à seleção e/ou elaboração de produções artísticas variadas para posterior apresentação no Recital.
Dessa forma, esperamos contribuir com a inserção da temática Africana e Afro-Brasileira no cotidiano curricular do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, de Ilhéus, promovendo a gradativa redução da intolerância e do preconceito em relação à Cultura Africana e Afro-Brasileira, construindo, assim, um ambiente de respeito à diversidade. A promoção do respeito à diversidade traz, sem dúvidas, benefícios não só para os educandos, no ambiente escolar, bem como em todos os ambientes sócio-culturais que ele freqüente, ao mesmo tempo, em que o torna um multiplicador desse ideal.  

JUSFICATIVA:
           

São cada vez mais intensas as manifestações sociais que clamam por igualdade, equidade e respeito à diversidade. A Lei 11.645/08 ao inserir a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira e a dos Povos Indígenas do Brasil no currículo expressa esse clamor e, ao mesmo tempo, se constitui numa resposta institucional a ele.
           

Atender a tal Lei tem sido um desafio por vários aspectos: falta e/ou dificuldade de acesso a material didático, a intolerância e o preconceito históricos são alguns deles. Contudo, se atender à Lei tem sido desafiador, antes da sua vigência os desafios eram maiores ainda e isso não impossibilitou que grupos sociais se organizassem pela valorização e preservação das culturas Afro e Indígena no Brasil.
           

A relevância desta proposta está em acreditarmos que as expressões artísticas podem contribuir sobremaneira para a superação dos desafios citados anteriormente. Uma vez que a linguagem artística atinge mais facilmente as pessoas e é capaz de provocar nelas diversas reações, entre elas a reflexão que é motivadora de mudanças.
           
O Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães é uma unidade escolar pertencente à rede estadual de ensino, com curso de Ensino Médio, nos turnos matutino, vespertino e noturno.
           

Uma vez que o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Ilhéus, está localizado num bairro cuja população é de renda média/baixa e os educandos que freqüentam o referido Colégio também se situam nesta faixa sócio-econômica, sabemos que tais pessoas têm a escola como sua principal fonte de informação e lapidadora de valores e princípios. Por isso, investir em atividades que visam minimizar o preconceito e construir o respeito à diversidade se faz imprescindível, uma vez que teremos os educandos como beneficiários diretos e através destes poderemos constituir como beneficiários indiretos todos aqueles que se relacionem com nossos educandos  possam interagir com eles, aprendendo e reforçando o seu aprendizado.
 

AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS:
           

O RECITAFRO enquanto estudo da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira deve ser realizado ao longo do ano letivo, para assim no dia 20 de Novembro – Dia da Consciência Negra – realizarmos as apresentações das produções artísticas – o Recital, propriamente dito.
           
As atividades ao longo do ano letivo deverão se constituir em:
Leitura e reflexões de textos informativos sobre aspectos da História do Continente Africano;Leitura e reflexões de contos, poemas, músicas/canções de africanos e/ou sobre a África;Exibição de filmes que abordem aspectos da cultura africana e afro-brasileira;Seleção e/ou elaboração de expressões artísticas a serem apresentadas;Apresentação das produções artísticas sobre a cultura africana e afro-brasileira.  

CRONOGRAMA DE TRABALHO:
           

As atividades deverão acontecer em um sábado letivo por mês, envolvendo os demais professores e tendo a professora Indinéia Ramos Paixão como coordenadora do projeto e responsável pela seleção do material e sua disponibilização para aplicação.


ABRIL: Conhecimento do território do Continente Africano
MAIO: Reflexões de Contos, Poemas, Poesias, Músicas, Danças
JUNHO: África – Berço da Humanidade e os Reinos Africanos

JULHO: Reflexões de Contos, Poemas, Poesias, Músicas, Danças
AGOSTO: Ser Afro-Brasileiro
SETEMBRO: seleção e/ou elaboração da produção artística – ensaios
OUTUBRO: seleção e/ou elaboração da produção artística – ensaios
20 DE NOVEMBRO: realização do Recitafro.
 

RECURSOS:
           

O Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães disporá os seus recursos tecnológicos, tais como retroprojetor, data-show, TV, aparelho de DVD, micro-sistem. Outros recursos serão necessários adquirir, conforme orçamento abaixo.
           
Os educadores atuantes nos sábados letivos de cada etapa do Projeto serão os responsáveis pela condução dos estudos e reflexões sobre a temática proposta.
 

MECANISMO DE ACOMPANHAMENTO E DE AVALIAÇÃO:
           

Os educandos serão acompanhados e orientados pelos professores em todas as etapas do Projeto e serão avaliados nas diversas disciplinas pelas suas produções, nos critérios: aquisição de informações, criatividade, postura artística e auto-reflexão.
 

RESULTADOS ESPERADOS:
           

Ao propormos o RECITAFRO – Recital de Música e Poesia Afro – o fazemos com a expectativa de que educadores e educandos insiram e percebam-se portadores de elementos culturais africanos e afro-brasileiros no seu cotidiano e dessa forma, acreditamos que construiremos ambientes sócio-culturais mais tolerantes, com maior respeito à diversidade e, portanto, menos preconceituosos.

Google Analytics